quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O Petróleo Tem Que Ser Nosso

Título Original: O Petróleo Tem Que Ser Nosso
Diretor: Peter Cordenonsi
Origem: Brasil
Ano: 2009
Duração: 60min.






Reúne depoimentos e intelectuais, políticos, trabalhadores, estudantes, líderes religiosos e militantes. O filme tenta responder a uma inquietante questão: diante das gigantescas reservas do pré-sal, que caminho o Brasil vai tomar? Políticos, intelectuais, sindicalistas, estudantes, representantes da igreja, artistas e militares estão entre os 34 depoimentos, de diferentes matizes, que abordam o tema sob perspectiva histórica, geopolítica, ambiental, econômica e social. "O petróleo tem que ser nosso – última fronteira" é um filme produzido pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e pela Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet).

Talvez um dos documentários mais importantes sobre o assunto que pode mudar o destino do Brasil.

A riqueza das recém-descobertas reservas do pré-sal é estimada em trilhões, suficiente para suprir todas as necessidades do país, como educação, saúde, moradia, transporte, alimentação, infra-estrutura, etc.. Ou seja, podemos acabar com todas as doenças sociais do Brasil.

Monteiro Lobato, já dizia nos anos 30 que havia petróleo no Brasil, mesmo com a mídia e os “especialistas” norte-americanos ridicularizando essa idéia. Hoje a mídia se põe novamente como ferramenta das corporações internacionais para lucrar com o mercado, ela tem “vendido dificuldades para comprar facilidades”.

Isso já aconteceu com a Vale do Rio Doce que, depois de mais de 30 anos de pesquisas, conseguiu descobrir e mapear uma das maiores riquezas minerais do mundo. Nesse momento quando a empresa tinha gigantescas perspectivas de enriquecimento, foi vendida a preço-de-banana com a ajuda midiática.

Essa história pode se repetir com a Petrobrás, que, depois de desenvolver a melhor tecnologia de exploração do mundo nos oceanos, se vê ameaçada em ter seus poços leiloados.

"O petróleo não pode ser tratado como uma mera mercadoria, é um assunto estratégico".

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