segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Criança, A Alma do Negócio

Título original: Criança, A Alma do Negócio
Diretor: Estela Renner
Origem: Brasil
Ano: 2009
Duração: 49min.
Categoria: Documentário





Por que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? Por que meu filho acha que precisa de mais um tênis? Por que eu comprei maquiagem para minha filha se ela só tem cinco anos? Por que meu filho sofre tanto se ele não tem o último modelo de um celular? Por que eu não consigo dizer não? Ele pede, eu compro e mesmo assim meu filho sempre quer mais. De onde vem este desejo constante de consumo?

Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância.

Nota: Não quero discutir valores tanto éticos quanto profissionais. A minha ideia é apresentar e levantar discussões acerca de questões sociais e não politicamente corretas. Se você que está lendo este post é um profissional de marketing ou publicidade e propaganda, talvez seja uma ótima referência para construir boas imagens e ótimas propagandas com conceitos novos e diferentes dos que já circulam por aí. Por que embarcar numa situação em que estão todos indo na mesma direção? Tentar o inusitado agindo de forma contrária às outras ideias pode ser um grande diferencial competitivo. Pense nisso!

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