domingo, 14 de agosto de 2011

O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada)

Título Original: The Devil Wears Prada
Título no Brasil: O Diabo Veste Prada
Diretor: David Frankel
Origem: Estados Unidos
Ano: 2006
Duração: 106min.




Andrea Sachs é uma jovem recém-licenciada que procura um trabalho em um jornal onde realmente possa escrever, no entanto até conseguir prestigio para tal, candidata-se a uma vaga de assistente numa revista de moda.A revista de moda é a Runway, e o trabalho em questão será para trabalhar como assistente de uma das mulheres mais poderosas no mundo da moda, Miranda Priestly

Miranda é uma mulher perfeccionista, competente, autoritária, exigente e exuberante no que faz e no que se propõe. Editora de uma grande revista de moda é comprometida com a sua idéia e o seu trabalho, poderosa; que abusa dos seus colaboradores, que, aliás, morrem de medo dela. Rodeada de pessoas bem vestidas e que respiram moda e tudo o que a ela diz respeito, Miranda é o diabo em pessoa. Trabalhar como sua assistente representa deixar de ter vida própria, adivinhar os seus desejos e o mais importante de tudo satisfazer todos eles.

Andrea a principio nunca viria a trabalhar para a Runway, uma vez que em nível de moda o seu estilo é muito próprio, mas contrariando a todos, a sinceridade e modéstia de Andrea levaram-na diretamente ao mundo da moda. Andrea com o tempo torna-se uma mulher cheia de estilo e passa a vestir conforme o cargo e o local onde trabalha, para inveja de muitos. Torna-se o braço direito de Miranda, e Andrea começa a descuidar da sua vida pessoal, a não dar atenção ao seu namorado, aos seus amigos, e a deixar de lado valores que para ela já foram filosofias de vida.

Miranda pode parecer hostil e indigesta mesmo com limitações da equipe exige os melhores resultados. Parece cruel exigir além dos limites, mas os resultados são e devem ser determinados por ela, pois é isso que se espera dela, é isso que ela se propõe e ocupa aquele cargo pelos resultados que produz. E é nesse sentido que observamos que Andrea é tratada como recurso. Os colaboradores como recursos precisam ser administrados, o que envolve planejamento, organização, direção e controle de suas atividades, já que são considerados sujeitos passivos da ação organizacional. Daí a necessidade de administrar os recursos humanos para obter deles o máximo rendimento possível.

Andrea pode ser vista também como uma empregada multifuncional, haja vista que ela além de fazer o seu trabalho dentro e fora da organização, ela ainda é incumbida em fazer outras tarefas que vão além do que ela foi contratada para fazer, como, por exemplo, conseguir exemplares de um livro, o qual nem havia sido lançado pela editora, e também por fazer atividades escolares para a filha da editora.

Miranda trabalha em equipe, mesmo não parecendo, mas o grande problema é que a equipe não trabalha com ela. Ela não espera o trabalho bem feito, ela espera muito mais, exige muito mais porque ela se superaria e ela precisa de uma equipe se superando por ela para que a organização funcione bem, ao seu jeito. Superar as expectativas do chefe, do cliente, do colega de trabalho não tem que ser algo mecânico.

Para conseguir sucesso profissional é preciso dar sangue, vibrar, sentir, vestir a camisa, ser autêntico, inovador e principalmente ser empreendedor. Mas só isso não basta, é preciso aceitar desafios, fazer intercâmbio, aumentar o vínculo de seus contatos profissionais e manter-se atualizado com as tendências do meio profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário