quinta-feira, 28 de julho de 2011

Vida de Inseto (A Bug's Life)

Título Original: A Bug's Life
Título no Brasil: Vida de Inseto
Diretor: John Lasseter
Origem: Estados Unidos
Ano: 1998
Duração: 107min.





Flik é uma formiga cheia de idéias que, em nome dos "insetos oprimidos de todo o mundo", precisa contratar guerreiros para defender sua colônia de um faminto bando de gafanhotos liderado por Hopper. Mas quando descobrem que o exército de insetos é na verdade um fracassado grupo de atores de um circo de pulgas, o cenário está armado para divertidas confusões... com estes improváveis heróis. Estrelando um elenco de dubladores sensacionais, Vida de Inseto apresenta uma nova e surpreendente visão de trabalho de equipe e determinação, que revela novos detalhes cada vez que você assiste.


É uma animação infantil aparentemente ingênua, mas, ao longo da trama, nos deparamos com inúmeras situações do mundo dos negócios.

Ao fazer uma analise critica do filme pelo âmbito organizacional, observamos as formigas seguindo sempre um padrão rígido de trabalho, típico de organizações mecânicas. Em situações imprevistas, os pequenos insetos, não sabem contorná-las por possuírem papeis determinados e específicos.

Flik, a formiga protagonista, tem espírito inovador e sempre apresenta maneiras criativas de melhorar a produção de alimentos do formigueiro. A cultura do formigueiro era de resistência às mudanças, pois, tinham medo de arriscar em algo novo, levando as engenhosas idéias de Flik a serem descartadas.

Em um determinando momento do filme, Flik põe o formigueiro em perigo ao comprometer os alimentos destinados aos temidos gafanhotos. Se vendo em um ambiente instável, a formiguinha foi obrigada a buscar ajuda e conseguiu recrutar alguns insetos de circo que foram confundidos com guerreiros. Ao inserir esses personagens no formigueiro, mudanças orgânicas foram acontecendo, novas atitudes foram sendo tomadas, novos processos estabelecidos e os integrantes da comunidade foram assumindo papéis ligados às suas competências. Características típicas de organizações orgânicas.

Ao se depararem com situações novas e adversas, as formigas conseguiam superá-las com maior rapidez, pois sua capacidade de criar novas estratégias estava mais fluida e a cada momento aprendiam com seus erros.
Extraído do blog Gestão Plugada

Nenhum comentário:

Postar um comentário