segunda-feira, 11 de julho de 2011

O Comerciante (Viktor Vogel - Commercial Man)

Título Original: Viktor Vogel - Commercial Man
Título no Brasil: O Comerciante
Diretor: Lars Kraum
Origem: Alemanha
Ano: 2001
Duração: 108min.
Categoria: Comédia




Viktor (Alexander Scheers) vai procurar emprego em uma agencia de publicidade e entra de furão numa reunião importante onde está sendo apresentada a campanha para os novos comerciais do carro Opel. Quem está apresentando é o diretor de criação da agência, um homem conservador de meia idade. Viktor acaba dando palpites durante a apresentação e como ele é um adolescente despojado, acaba agradando a cliente, e ela, acreditando que Viktor fosse um funcionário da agência, diz que quer que ele desenvolva a nova campanha.

A partir daí o renomado publicitário de meia idade é obrigado a aceitar fazer uma dupla de criação com o adolescente que nem conhece e que teoricamente não entende nada de publicidade, apenas para garantir seu cargo na agência.

O que se sucede é uma grande relação de amor e ódio onde ambos são obrigados a conviver, com suas diferenças, tentando se suportar em prol de um bem comum. Paralelamente a isso, Viktor conhece uma garota que está realizando uma exposição de fotografias. Ele se apaixona por ela mas acaba utilizando suas idéias para a nova campanha da Opel.

O filme ainda apresenta casos de outros clientes e situações clássicas da publicidade, tirando muito sarro com um grande conhecimento de causa. Além de ser um filme profundo e divertido, O Comerciante mostra ao espectador os problemas na criação de uma campanha publicitária, a tentativa de manter sua integridade e objetivos iniciais e os clichês de que passam todas as agências, estúdios de criação e freelancers quando possuem idéias que pretendem inovar a empresa de alguma forma financeiramente atrativa mas são detidos por apegos sentimentais ou comportamentais sem argumentos do cliente.

Este título alemão lançado em DVD no Brasil em 2001 pela Columbia Pictures, dirigido por Lars Kraume é uma boa opção tanto para aspirantes a publicitários quanto para clientes que pretendem contratar uma agência/estúdio/assessoria em geral. Também é bacana para quem já está no mercado, pois em várias cenas o espectador se pegará pensando "putz, é bem assim".

Nenhum comentário:

Postar um comentário