sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Lixo Extraordinário

Título original: Waste Land
Título no Brasil: Lixo Extraordinário
Diretor: Karen Harley, João Jardim, Lucy Walker
Origem: Brasil/Reino Unido
Ano: 2010
Duração: 121min.
Categoria: Documentário





Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009) Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

Um filme é um grito de socorro para os menos favorecidos, que por não terem a chance de uma vida mais digna sofrem com os horrores do Jardim Gramacho e as consequências de se levar uma vida em um lugar como àquele.

Apesar do apelo ambiental que o filme hora ou hora nos remete, há ainda, por falta de consciência das pessoas de lá ou até mesmo de instituições privadas sobre os materiais que são reciclados. Ora, se são materiais para a reciclagem para quê fazer propaganda de que estão ajudando na reciclagem desses materiais se na verdade eles (do Jardim Gramacho) só coletam os materiais de acordo com a demanda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário