sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Quem Matou o Carro Elétrico?

Título Original: Who Killed The Eletric Car?
Título no Brasil: Quem Matou o Carro Elétrico?
Diretor: Chris Paine
Origem: Estados Unidos
Ano: 2006
Duração: 92min.
Categoria: Documentário




Em 1990 no sólido mercado da indústria auto-mobilística discutia-se uma importante questão acerca da redução dos gases do efeito estufa. Pensando nisso que o Estado da Califórnia nos Estados Unidos exigiu das montadoras uma pequena porcentagem de carros que não emitissem poluentes, surgiu então um novo conceito de carro elétrico.

Vale lembrar que o carro elétrico já existiu e foi "assassinado" pelas próprias montadoras na época, inclusive com a compra do sistema elético de bondes pela GM, para então desativá-lo, incentivando ainda mais o uso dos veículos movidos a gasolina.

Este documentário levanta questões pertinentes tentando encontrar culpados pela morte do carro elétrico. Consultores, ativistas, consumidores, ex-executivos das montadoras e funcionários públicos são entrevistados afim de levar a público o desfecho desta manobra de interesses.

Anos mais tarde, após a realização deste documentário, que possui cenas chocantes a exemplo os carros sendo destruídos, as montadoras estão reavaliando a viabilidade deste projeto vigorar novamente, em tese já existem circulando o PRIUS, lançado pela Toyota há pouco tempo, que é totalmente elético. Ainda há casos de motocicletas em fase finais de teste no Brasil e também em unidade protótipo o Pálio Elétrico, mas a pergunta é : até quando estes veículos sobreviverão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário