sábado, 6 de agosto de 2011

Nação Fast Food (Fast Food Nation)

Título Original: Fast Food Nation
Título no Brasil: Nação Fast Food
Diretor: Richard Linklater
Origem: Estados Unidos
Ano: 2006
Duração: 114min.






Don Henderson (Greg Kinnear) trabalha para uma das maiores redes de fast food dos Estados Unidos. Sua mais recente criação, o sanduíche The Big One, tornou-se um sucesso de vendas e levou às alturas seu prestígio na empresa. Certo dia o chefe de Don o chama para uma conversa particular. Um amigo da universidade, ligado ao laboratório de testes com alimentos, contou que um escândalo está prestes a estourar: a carne de hambúrguer da casa está contaminada. Caberá a Don investigar o problema.

Este filme retrata a dura realidade em que muitas famílias menos favorecidas são "forçadas" a trabalhar em locais insalubres, por falta de opções de melhores empregos. Além disso, outras denúncias como a exploração laboral por parte das indústrias em contratar mão de obra barata e desqualificada, muitas vezes de estrangeiros ilegais no país, e também uma denúncia à inresponsabilidade envolvendo acidentes de trabalho e o abandono ao acidentado.

Dentre tantas outras questões que este filme levanta, inclusive os depoimentos dos atores nos extras são provas disto, há aqui uma preocupação sob aspectos ambientais e sociais. Eu não recomendo este filme para pessoas sensíveis, por conterem cenas de agressão e abatimento de animais. Quem for assistir, repare como é a criação de frango. É uma coisa impressionante!

Há outros filmes que focam essas mesmas questões, mas este é de fato o primeiro filme que chegou a ser exibido nas telas de cinemas. A preocupação deste filme é chocar as pessoas para que assim possamos mudar ou pelo menos preocupar em mudar certas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário