segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Carvoeiros (The Charcoal People)

Título Original: The Charcoal People
Título no Brasil: Carvoeiros
Diretor: Nigel Noble
Origem: Inglaterra
Ano: 1999
Duração: 65 min.






Um documentário que mostra a vida miserável de famílias, incluindo idosos e crianças, submetidos à trabalhos insalubres nas carvoarias espalhadas pelo Brasil. Uma realidade quase vista sob uma ótica escravista. Ganham pouco e vivem em casas feitas de madeira, as crianças passam o dia tapando com barro as fornalhas, recebendo R$2,00 por dia. Escola e brincadeiras quase não fazem parte de muitas crianças filhos de carvoeiros, que sonham um dia tornarem-se carvoeiros, iguais aos pais. "The Charcoal People" ou Carvoeiros é um grito de socorro para toda essa gente que ainda sofre as consequências do trabalho escravo!

Uma reflexão assertiva à quem realmente está destruindo o meio-ambiente, será o madeireiro que usa sua serra e trator para derrubar as árvores e obter o seu ganha pão ou são as grandes corporações, que utilizam a madeira como matéria prima? Ou as industrias e siderurgias que utilizam o carvão como meio de energia? Será que o governo está ajudando da forma certa?

Um filme que vai mexer com o emocional de qualquer pessoa.

"O filme é falado em português, trata de um tema brasileiríssimo, o desmatamento de florestas e trabalho sub-escravo (e tudo o que vem antes e depois disso; educação deficiente ou nula, pobreza extrema, etc etc...), mas é dirigido por um inglês e sua distribuição e exibição no Brasil foi praticamente nula, não houve lançamento em salas comerciais se restringindo apenas a alguns festivais, também não há disponível em DVD para compra ou locação (mas você consegue comprá-lo facilmente pelo amazon.com ou qualquer outro site fora do Brasil). Fora isso passou no Canal Brasil (que é TV fechada, um canal que faz parte de uma grade especial de programação, isso quer dizer que se você tem o pacote básico da TV por assinatura não tem acesso a esse canal). Resumindo, pouquíssimos brasileiros viram esse filme. Eu baixei a minha cópia da net, sem culpa, baixe você também!" Wesley,blogueiro do desfilmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário