terça-feira, 5 de julho de 2011

O Escritório (Urzad)

Título: O Escritório (Urzad)
Diretor: Krzysztof Kieslowski
Origem: Polônia
Categoria: Curta
Ano: 1966
Duração: 5min.

Curta que mostra a burocracia do serviço público polonês (e por que não mundial?).

Vale lembrar que a Teoria da Burocracia surgiu na Teoria Geral da Administração, por volta da década de 1940, quando a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas disputavam entre si o espaço na teoria administrativa e apresentavam sinais de obsolescência e exaustão para sua época.

As origens da burocracia remontam à Antiguidade histórica. A burocracia, o capitalismo e a ciência moderna constituem as três formas de racionalidade que surgiram a partir das mudanças religiosas (protestantismo). Existem três formas de sociedade e de autoridade - tradicional, carismática e burocrática. A dominação burocrática tem um aparato administrativo que corresponde à burocracia.

As características da burocracia são: caráter legal, formal e racional, impessoalidade, hierarquia, rotinas e procedimentos padronizados, competência técnica e meritocracia, especialização, profissionalização e completa previsibilidade do funcionamento. As vantagens da racionalidade burocrática sãoevidentes, apesar dos dilemas da burocracia.

Todavia, a burocracia apresenta consequências imprevistas, chamadas de disfunções, como internalização das regras e apego aos regulamentos, formalismo e papelório, resistência às mudanças, despersonalização do relacionamento, categorização no processo decisório, superconformismo, exibição de sinais de autoridade, dificuldade no atendimento ao cliente e conflitos com o público.

Assista ao vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário